Você está pronto para a
QUARTA ONDA?

entenda o que é a quarta onda

A quarta onda não será da pandemia em si, mas sim da saúde mental e ela já está acontecendo, por isso precisamos agir para minimizar ao máximo os impactos e danos que a pandemia deixará para trás. O Conselho federal de psicologia (CFP), orienta psicólogas e psicólogos sobre o papel da Psicologia e as estratégias de atuação profissional em função da pandemia da Covid-19. Além de todos os cuidados que devemos tomar por conta da pandemia da Covid-19, a CFP também reforçou a importância dos profissionais da saúde mental neste momento tão complicado que vivemos. Leia em www.site.cfp.org.br

Estresse, ansiedade, angustia, pressão e depressão são traços cada vez mais presentes na pandemia, seja pela intensa demanda de trabalho muitas das vezes em home office, pelo medo e insegurança de se contaminar pelo vírus ou também pelos longos períodos em isolamento social. Ela reforça também que os movimentos de prevenção e promoção da saúde mental precisam ser pensados pelas universidades e serviços, em uma rede de cuidado e solidariedade, de vínculos e afetos, no apoio às políticas públicas e na mobilização comunitária – articulando saberes técnicos e populares.

“É um momento novo para todo mundo. Precisamos nos reinventar a cada dia e pensar em estratégias que deem conta de evitar um aumento muito acentuado de problemas mentais, senão vamos pagar um alto preço por isso. É uma temática tão importante, que a partir do que a gente fizer nesse momento, vai definir como será o desfecho das consequências dessa pandemia na saúde mental”, disse.

Em meio ao isolamento social a Saúde Mental virou prioridade. Por conta disso, a demanda por psicólogos e psiquiatras capacitados recebeu um foco maior no último ano e continua crescendo. O Brasil em 2019, foi considerado pela Organização mundial da Saúde (OMS) como o país mais ansioso do mundo, com mais de 9% da população diagnosticada com ansiedade. Já entre março e abril de 2020, a Universidade do Rio de Janeiro, fez um estudo que apontou um salto de 8,7% para 14,9% logo no início da pandemia. “Especialistas em saúde física e mental são fundamentais diante de um mundo cada vez mais estressante. Eles contribuem para que as pessoas alcancem o tão desejado ‘equilíbrio biopsicossocial’ definido pela OMS como a situação ideal de bem-estar”, diz Lauro Russi, da FECAP.

Segundo Dani Verdugo, além da medicina tradicional, as terapias integrativas para o tratamento de estresse, depressão e bournout são outra alternativa para estabelecer a qualidade de vida. “Essa busca é uma tendência global. Problemas de ordem física e mental, bem como a busca por propósito, são cada vez mais comuns. Diante deste cenário, a pesquisa por profissionais complementares que possam acolher e orientar as pessoas é algo que só tende a crescer.” Além, é claro, das psicoterapias como a Terapia Cognitivo Comportamental que fazem parte do repertório da maior parte dos psicólogos do Brasil e a Terapia do Esquema que está sendo muito utilizada pelos psicólogos norte americanos e europeus, sendo uma novidade entre os psicólogos no Brasil, mas que auxilia de maneira magistral nos atendimentos mais complexos e casos que foram agravados por conta da pandemia.

A sua missão!

Se você tem conhecimento do cenário atual da pandemia e a ciência de que o rastro deixado por ela perdurará por mais alguns meses ou até anos na economia e na saúde pública, ela acarretará com sequelas permanentes no âmbito psíquico, se não tratadas, por conta disso, os psiquiatras e psicólogos precisam estar preparados para recepcionar em seus escritórios ou em suas salas online, pacientes que terão sérios problemas por consequência da pandemia.

Se você chegou até aqui, e notou que está ficando para trás em relação aos seus concorrentes e que está perdendo a oportunidade de fazer mais atendimentos com técnicas mais assertivas e ferramentas novas, chegou a sua hora de virar a chave! O Instituto Cognitivo traz condições especiais para você que está buscando uma Pós-Graduação totalmente online com a qualidade do ensino presencial, clique no botão abaixo e tenha mais informações.

Seja o terapeuta mais requisitado na sua região!

Venha dar seu próximo passo

Conheça a

TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL

Os métodos e técnicas da TCC têm eficácia comprovada para o tratamento de vários transtornos psíquicos. Dominar o conhecimento dessa ciência é essencial para o profissional que almeja ampliar seus resultados terapêuticos.

A pós-graduação em Terapia Cognitiva Comportamental é voltada para a prática da psicoterapia, calçado em exemplos apresentados pelos professores e na administração do conteúdo teórico em ordem gradual de complexidade, facilitando a assimilação e o aprendizado. Inclui supervisões práticas de casos e indicações das bibliografias mais atuais para cada tema.

O aluno tem acesso aos materiais de aula por meio do Portal do Aluno, uma plataforma virtual exclusiva do Cognitivo para baixar arquivos disponibilizados pelos professores.

A Especialização em Terapia do Esquema tem como objetivos: fornecer completo embasamento teórico da Terapia do Esquema e suas principais técnicas de abordagem, proporcionando a conceitualização e uso de inventários diagnósticos.

Capacitar o aluno a aplicar os princípios da TE no atendimento de pacientes, bem como na orientação de situações de prevenção primária de transtornos mentais.

Exercitar a prática das principais técnicas e posturas terapêuticas da TE.

Permitir a identificação do aluno nos seus EIDs que podem afetar o seu desempenho psicoterápico cognitivo nesta abordagem

Embasar o aluno para utilizar a TE no tratamento de casais e famílias disfuncionais, demonstrando as principais diferenças e contribuições desta modalidade para esta população.

Conheça a

Terapia do esquema

A TERAPIA do ESQUEMA vem obtendo grande destaque em nível mundial, sendo indicada para o tratamento dos Transtornos de Personalidade e outros transtornos crônicos ou resistentes à abordagem cognitiva tradicional. 

A perspectiva de que Esquemas Mentais desenvolvidos na Infância constituem a essência dos Transtornos da Personalidade proporciona a possibilidade de modificação dessas estruturas, envolvendo técnicas cognitivas e vivenciais/emocionais propostas pela Terapia do Esquema.

A Especialização em Terapia do Esquema tem como objetivos: fornecer completo embasamento teórico da Terapia do Esquema e suas principais técnicas de abordagem, proporcionando a conceitualização e uso de inventários diagnósticos.

Capacitar o aluno a aplicar os princípios da TE no atendimento de pacientes, bem como na orientação de situações de prevenção primária de transtornos mentais.

Exercitar a prática das principais técnicas e posturas terapêuticas da TE. Permitir a identificação do aluno nos seus EIDs que podem afetar o seu desempenho psicoterápico cognitivo nesta abordagem. Embasar o aluno para utilizar a TE no tratamento de casais e famílias disfuncionais, demonstrando as principais diferenças e contribuições desta modalidade para esta população.

Cognitivo

Nossos alunos falam por nós

Realização

O Cognitivo Online é uma Instituição de Ensino à Distância voltada a profissionais de Psicologia e Psiquiatria, promovendo Cursos de Especialização e Formação em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental e áreas afins com alto nível de qualidade e acessível a alunos de todo o Brasil.

Horas
Minutos
Segundos